REFLETIR

REFLETIR
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

quarta-feira, 29 de junho de 2011

AFETIVIDADE


 

EMOÇÃO Complexo psicofisiológico caracterizado por súbita ruptura do equilíbrio afetivo com repercussões de curta duração sobre certos órgãos.Nobre de Melo, 1980

SENTIMENTOS Estados afetivos estáveis, mais duradouros, relativamente atenuados em sua intensidade vivencial e em  regranão acompanhados de concomitantes somáticos dignos de nota
Nobre de Melo, 1980


MODELO PSICANALÍTICO



 
SIGMUND FREUD


 
MELANIE KLEIN




 
 

 
JOHN BOWLBY




  

















Princípios da Teoria Psicanalítica


Desenvolvimento do Homem sob o ponto de vista afetivo
Compreensão do comportamento Humano requer análise dos fenómenos psíquicos
Motivações inconscientes e vivências emocionais infantis com papel preponderante na estruturação da personalidade do adulto
Constituição do aparelho psíquico em três instâncias:
                Id
                Ego
                Superego



DESENVOLVIMENTO AFETIVO

As tarefas das crianças pequenas nas creches e pré-escolas são muitas e de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e o principal instrumento de que utilizam são as brincadeiras. Nesses locais, elas têm de aprender a brincar com as outras, respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesmas e seus amigos, tarefas estas de natureza emocional.

                                             







Nenhum comentário:

Postar um comentário