REFLETIR

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“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

sábado, 28 de maio de 2011

A música e o desenvolvimento cognitivo da criança

Existem muitas pesquisas desenvolvidas em diversos países e em diferentes épocas, podendo afirmar que a música no desenvolvimento da criança é incontestável, algumas pesquisas demonstram que o bebê no útero desenvolve reações a estímulos sonoros. Segundo Mauro Muszkat.
A música interfere na plasticidade cerebral, de modo que há diferenças entre o cérebro de um músico e o de um não músico. Favorece a rede de conexões entre os neurônios na parte frontal do cérebro, o que tem relação com os processos de memorização e atenção. Ela estimula a comunicação entre os lados do cérebro e isso pode explicar sua relação com o raciocínio e a matemática.
A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia-a-dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com sons ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela está descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.


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