Brincar facilita o aprender?
vygotsky sobre o significado do brincar sabendo que a criança tem um desenvolvimento maior brincando, quero ressaltar sobre a ação e o significado no brinquedo. Vygotsky, “se a criança está brincando de ser irmã, ela tenta ser o que pensa que uma irmã deveria ser. na vida, a criança comporta-se sem pensar que ela é a irmã de sua irmã. se está brincando de ser mamãe, obedece às regras de comportamento maternal.” (1984,p.92)
Reflexão :
Brincando,a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e aprende com facilidade.
O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança,proporciona aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.
No brincar a criança desenvolve aprendizagem.
quando a brincadeira é espontânea pode ser considerada sob dois aspectos:
Auto-expressão e auto-realização.
Em nível de auto-expressão estão
As atividades livres, construções,Dramatizações, música, artes plásticas, etc.
Em nível de auto-realização, o brinquedo organizado, aquele que tem uma proposta e requer determinado desempenho. Quanto mais simples o material, mais fantasia existe; quanto mais sofisticado, maior desafio se constitui, mas é sempre uma oportunidade para que a criança interaja, faça escolhas e tome decisões. porque o brinquedo é um convite ao brincar, facilita e enriquece aprendizagem, proporcionando desafio motivação.ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria. sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. enriquecendo seu mundo interior, tem mais coisas a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca.
Que bacana Dri,gostei das reflexões sobre o brincar... vc daria uma ótima ludopedagoga.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Elaine.